Renctar e Itapemirin em defesa dos animais silvestres


Um dos trabalhos mais ousados realizados pela ONG Renctas é a parceria com a empresa de transportes aéreos e terrestres, a Itapemirim. A empresa é uma das maiores do país no transporte terrestre e já havia sido usada como meio para o tráfico de animais silvestres. Percebendo isso, Andréa Cola, uma das diretoras da empresa, propôs à ONG uma parceria voluntária para ajudar a combater o crime. Érika Facca, gerente de projetos da empresa, acreditou no desafio e os seus funcionários também. Todos foram treinados para que pudessem agir contra o tráfico. Hoje, nas rodovias brasileiras, centenas de animais são apreendidos, graças à ação conjunta entre a dupla parceria e as polícias. O projeto dá certo desde 2004. A Renctas cria o material e a Itapemirim imprime e distribui.
O Tráfico de animais é o terceiro maior crime a ser combatido no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. A cada ano, mais de 38 milhões de animais são retirados de seu habitat, a cada 10 cerca de nove morrem. Dezenas de espécies desaparecem da fauna, por dia, o tráfico é a principal razão. A maioria dos animais são transportados da região norte, nordeste e centro-oeste por barcos, ônibus ou carros de passeio e são distribuídos pelas mais variadas rotas ou até mesmo exportados.
A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – Renctas - trabalha especialmente com as mídias fazendo a divulgação de pesquisas, dados e campanhas ambientalistas. Já foi premiada diversas vezes no Brasil, mas o seu maior destaque foi ter recebido um dos prêmios de maior prestígio na área, o Unep-Sasakawa de 2003, das mãos do secretário-geral da ONU, Kofi Annam. Dener Giovanini, criador da ONG, apresenta o discurso que a natureza não se defende, se respeita. Ele acredita que não se pode defender o que é mais forte que você, e que temos mesmo é que temê-la. E apresenta trabalhos consistentes na luta pelo meio-ambiente. A Renctas trabalha em todo o Brasil na defesa dos animais silvestres. Por meio de parcerias com a iniciativa privada e o setor público, ela lidera ações para combater o tráfico de animais. È um exemplo de cidadania que parte da capital federal para o resto do planeta. Foi fundada em 1999 e se consolidou como umas das mais respeitadas ONGs brasileiras.

Comentários

Postagens mais visitadas