Lavando a alma!

Ao que parece, existe uma tendência ao elegermos representantes de minorias. O presidente Luis Inácio Lula da Silva pode ter começado este compasso. Um operário dedicado à defesa de uma classe sindical é eleito presidente de um país emergente com grande representatividade no cenário mundial. E, seis anos depois um negro, nascido no Quênia, e que viria a se tornar imigrante ilegal de um país líder mundial, se forma em Havard (a melhor universidade do país) e é eleito presidente como naturalizado. Os Estados Unidos da América elegeu um presidente de uma forma emocionante, como foi no Brasil. A emoção tomou conta do mundo, não pela figura representativa que Barack Obama se tornou, mas sim por aquilo que confronta com nosso passado negro de injustiças, crueldade e irresponsabilidade e com aquilo que realmente seria importante e se configurou como sendo no dia 03 de novembro de 2008!

Comentários

  1. Realmente é uma data histórica para o mundo. Mas acredito que as tendências mundiais continuarão as mesmas, já que a corrente liberalista toma a cada dia mais toma conta do mundo, com os mercados ditando quais serão os próximos passos das nações.

    Não vejo tanta semelhança na eleição de Lula e de Obama. O povo negro dos Estados Unidos não chega a ser tão minoria assim e, diferentemente do que se pensa, somos muito mais racistas no Brasil do que lá nos EUA. Dificilmente teremos um presidente negro aqui. Reparando bem, temos poucos negros ocupando posições de comando, apesar de eles serem uma parte considerável de nossa população.

    Obama, assim como Lula, teve a sorte do país passar por uma recessão econônima do momento de suas candidaturas. Isso afasta o conservadorismo e coloca as fichas do lado das apostas de risco. No Brasil deu certo, porque Lula seguiu um padrão que já era adotado e investiu mais no lado social. Nos EUA é difícil prever. Obama tem fama de não sinpatizar muito com a idéia dos imigrantes, e isso é um grande problema lá, já que a massa trabalhadora daquele país é composta por esta classe de pessoas.

    Enfim... como numa novela, estou acompanhando os próximos capítulos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas