Minha crise dos 25 anos


Já tinha ouvido falar que mulher passa por crises existenciais a cada cinco anos. E concordo. Tive a minha aos 15 anos, quando não era mais criança, tive outra aos 20 anos, quando me forcei a acreditar que não era mais adolescente e que a vida adulta já tinha chegado e, agora, a minha terceira crise: e talvez a mais decisiva, a crise dos 25 anos, onde aprendo a envelhecer. É sim, não se assuste, você envelhece aos 25, mas é com muito prazer que digo isso.

Nessa idade você geralmente já formou na faculdade, tem de procurar emprego e ainda fica em dúvida se engata um mestrado ou tenta um concurso público ou, quem sabe, outro curso. Nessa idade você também percebe que aquele seu namorado está te enrolando e você se pergunta quando será o casamento ou se perdeu todo esse tempo com ele. Se não tem namorado começa a se cobrar, a achar que tem algo errado com você. Não tem mais paciência para as cobranças dos familiares e fica louca pra morar sozinha, quer independência.

Essa crise geralmente começa quando o tempo resolve dar aquela carimbada. Você começa a olhar a vida dos colegas da escola e avaliar as conquistas. Você percebe que as linhas de expressão realmente existem para todos. O espelho reforça o alerta que você precisa cuidar mais do seu corpo, porque a natureza não vai mais fazer isso por você.

É a fase do rompimento do velho com o novo, da mudança! De colher o que plantou, ou, de plantar mais um pouquinho. De rever conceitos e reavaliar seus planejamentos para o futuro. De sair do emprego chato, de procurar algo novo. Não é tempo de cobrar e paralisar. Afinal, é agora quando você começar a ter vida própria, a querer andar sozinho ou constituir família. Eu entendo que as crises existem para nos dar um “Up grade”, nos lançar um degrau acima do conhecimento do eu. È agora que me conheço mais, que decido o melhor caminho ou recomeço outra vez. Tempo há bastante. Foram 25 anos de muito aprendizado. Viver agora será bem mais tranqüilo. Sem aquele alvoroço da inquietude, de querer experimentar tudo e bem rápido. Essa é a fase da qualidade e não mais da quantidade. È um tempo de por em prática os seus conhecimentos de mundo. Sem medo, com muita calma e paciência, até que se passe mais cinco anos. Enquanto isso, um bom vinho pra relaxar, um café pra acordar, um jornal pra não ficar pra trás E....Ops!... De repente 30! :)

Comentários

  1. Todo mundo passa por uma crise existencialista dentro de sua vida. É normal. É bom para reflexão. Avaliar os caminhos seguidos e fazer o planejamento para os próximos a seguir. Com o passar do tempo isso fica muito forte. Mas cabe a você aproveitar o máximo dessa reflexão. Sempre trilhará os melhores caminhos.
    Continue assim. Beijos de quem lhe adora.

    ResponderExcluir
  2. O importante é saber que toda crise é passageira. E sempre há crises.... Aos 25, 30, 35.... Já pensou quando chegarmos na menopausa, andropausa.... No caso dos homens, imagine quando o "vigor" diminuir...
    A diferença está na forma como se encara cada crise. E escrever pra desabafar é um bom caminho. Nada de desespero. Isso não resolve crise.
    Por outro, lado, ver-se num dilema tem seu ponto positivo. Força-nos a tomar decisões importantes, dá um tapa na orelha na hora em que precisamos acordar para a vida.
    Lembre-se: não se cobre tanto. Ou cobre na medida certa e da maneira que deve ser.
    Vidas sentimental e profissional não são fáceis, a não ser para quem se contenta com pouco.
    Todo crescimento e passo à frente passam por um obstáculo, um desafio.
    Às vezes é preciso dar um passo pra trás para dar dois pra frente.
    Não desconte os descontentamentos dessa fase nos outros, muito menos em pessoas próximas, queridas. Você precisa delas nessa hora.
    Relaxe, desencane, divirta-se, distraia-se e beba com moderação.
    "Tudo passa. Tudo sempre passará"

    ResponderExcluir
  3. Jésus, adorei o comentário! Faz pensar ser de alguém que passou por isso e saiu ileso. Que tranquilidade, sua cara!
    Eu já dei meus dois passos para trás...eu estou trabalhando para dar um à frente.
    Obrigada pela visita, e pode deixar que estou bem tranquilaaaa, realmente, tudo passa! :)

    ResponderExcluir
  4. M.enal.i

    como que encara a crise dos 31, solteira ainda por cima?

    rsrs

    bjo grande

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas